sábado, 7 de junho de 2008

Cadeia é pouco

Quando ocorrem episódios de discriminação com relação a negros, homossexuais, mulheres, indígenas e outras minorias, os "semiólogos" catarinas da UFSC (onde estudei) são os primeiros a fazer estardalhaço.
Não tiro a razão. Qualquer forma de preconceito é inaceitável.
Mas e agora? A manezada vai dizer o quê?
Quando eu morava lá e esse tipo de agressão acontecia comigo era exagero meu, era sempre culpa da gauchada. Trabalhando na televisão, eu e outros colegas gaúchos, sempre fomos vítimas de preconceito com relação à nossa origem e até ao nosso sotaque. No Diário Catarinense, era proibido dar procedência a um texto como "Porto Alegre". A orientação era escrever "Agência RBS". Absurdos assim acontecem em todo o litoral catarinense (NÃO NO INTERIOR, QUE FIQUE BEM CLARO!). Coincidência, não é no litoral de SC que se registra uma das maiores aberrações da face da Terra, a tal da famigerada "Farra do Boi"??
Cadeia pra essa manezada preconceituosa e ignorante é pouco!!!!!

Pioneiro de 07/06/2008
Preconceito
Identificados jovens que agrediram gaúcho em SC

Florianópolis - Foram identificados na sexta-feira quatro jovens suspeitos de espancar o gaúcho Gotardo dos Santos, 56 anos, dia 1º, na Praia de Ingleses. De acordo com a família, o homem foi agredido porque estava pilchado. Santos está na UTI do Hospital Celso Ramos, com traumatismo craniano, e deve ficar com seqüelas devido às lesões. O gaúcho acompanhava um amigo que foi abastecer o carro num posto quando começou a ser xingado. Ao pedir que os jovens parassem com as piadas, foi jogado no chão e agredido a pontapés.

Um comentário:

Anônimo disse...

Faço as vezes de advogado do diabo: os manezimos realmente pegamos muito no pé dos gaúchos ... mas NÃO APENAS dos gaúchos. Considerando a proximidade entre os estados e o fluxo de gaúchos por aqui, é natural que vocês acabem incluídos no rol das vítimas. Contudo, se perceberes com atenção, verás que a manezada pega no pé de todo mundo, inclusive dos catarinenses que vêm do interior .. e digo mais: pra turma do Pântano do Sul, o pessoal do Centro já não é flor que se cheire.

Claro que nada justifica agressões como aquela narrada na notícia e os tais "jovens" devem ser - e certamente serão - exemplarmente punidos. Contudo, se a vítima estivesse vestida de cangaceiro e não de gaúcho, tenho comigo que ela acabaria alvo das mesmas piadas e a coisa terminaria tal como terminou ... só que a mídia falaria então de preconceito contra nordestino e viraríamos todos neonazistas.

Sabe o porquê do bairrismo manezinho? A Ilha foi abandonada pelo Governo Central durante séculos, sendo constantemente invadida por estrangeiros que saqueavam e maltratavam o povo. Considere ainda que a expressão "manezinho" era tida como pejorativa até a década de oitenta e só mudou quando o Aldírio e o Guga resolveram valorizar as raízes ... fique um século levando chacotas das pessoas e também farás cara feita para quem não for parecido com você.

E tenho dito!
:)