sexta-feira, 24 de outubro de 2008

O Rádio caxiense

Eu sou uma apaixonada por rádio. Se já é um veículo fascinante para o ouvinte, imagine para quem tem a chance (e o prazer) de trabalhar nele...
Infelizmente, o nível do rádio caxiense nos dias de hoje é de chorar. Tá na mão de uma meninada cheia de boa intenção, mas, vamos combinar, que tem umas vozesinhas...
O texto é ruim, as pautas são ruins, os programas (salvo exceções) são ruins. As vozes (também salvo exceções) são ruins.
Não é culpa só do profissional mal formado ou da faculdade que não lhe dá base e conhecimento. As emissoras também têm muita responsabilidade. Não investem em pessoas com potencial para fazer um tratamento com fonoaudiólogo, por exemplo.
Eu agradeço muito a Deus, pois tive sorte. Trabalhei em emissoras de tevê que me botaram na mão da melhor fonoaudióloga de Floripa. E me dediquei muito à preparação vocal.
Não adianta apenas ligar o microfone e largar a criatura dentro do estúdio. Tem que oferecer estrutura.
Nossos ouvidinhos agradecem!

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi Alexandra!!! Deixe eu me identificar:

Meu nome é Leonardo , tenho 14 anos , resido em São José(SC) , tenho uma vontade imensa de ser locutor esportivo e sou ouço rádio já faz tempo. O rádio FM , salvo algumas coisas , é uma porcaria sem fim! Não sei como o governo federal dá concessão pra essas emissoras. O pior são os ouvintes , que não estudam , apesar de ''freqüentarem'' a escola , mal vestidos , bagaceiros , de linguajar chulo , que escutam músicas que não sabem nem traduzir o que significa o título!
Chegasse a conclusão de que não há nada melhor do que o nosso velho amigo AM , principalmente rádios noticiosas e com esporte. A Gaúcha , a CBN , a Itatiaia , a Eldorado de São Paulo são modelos disso. O ouvinte fica preso pela qualidade e pelo conteúdo da informação. É desse tipo de coisa que o rádio precisa para não morrer!!

Forte abraço!!

Alexandra disse...

Olá Leonardo, obrigada pela visita.
Tens aí pertinho, em Floripa, uma rádio maravilhosa em forma e conteúdo que é a CBN Diário, onde, aliás, trabalha meu querido amigo Fabiano Linhares, um dos melhores jornalistas esportivos de SC. O Fabiano é filho de um radialista veterano e dos bons, o Fernando Linhares. Ambos são excelentes referências pra ti no futuro.
Abraço.

Anônimo disse...

Grande Alexandra! Teu blog é muito legal! Já está na minha lista de favoritos! E sou ouvinte assíduo da CBN Diário.Conheço ''OS LINHARES'' faz tempo , são grandes profissionais da mídia esportiva! Obrigado pela sua atenção e até uma próxima!