segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Hora do mate


Muitas pessoas me perguntam se antes eu já era, tipo assim, ligada a essas "coisas de gaúcho".
Rá...
Só mesmo quem me conhece há muito tempo sabe que eu praticamente nasci no galpão (sem nunca perder a pose, hehe).
Tomar chimarrão, por exemplo, é um hábito que tenho desde criança. Foi a minha avó Lola quem me ensinou a fazer o primeiro mate. Era de leite. Não façam cara de nojo. Mate de leite (bem feitinho) é muito bom. Hoje em dia acho que nem existe mais. Pelo menos nunca mais vi, nem fiz ou tomei. Mate de leite era um jeito gostoso e simpático de apresentar o saudável hábito às crianças. Comigo funcionou.
Ah, tem outros detalhes que cronologicamente viriam antes do chimarrão: meu avô, Zulmiro, era tropeiro. Levava tropas dos Campos de Cima da Serra a Porto Alegre em viagens que duravam dias e deviam ser verdadeiras aventuras...
Como era praxe em crianças de origem campeira, meu umbigo foi enterrado num rodeio (att. rodeio, além da famosa festa tradicionalista, é o local onde o gado se reúne no meio do campo para comer sal no cocho. Cocho, por sua vez, é um recipiente rústico de madeira que funciona como comedouro para o gado, mas isso é outra história). Naquele tempo, os campos ainda não tinham sido divididos entre os herdeiros do meu avô. Nem saberia dizer em que invernada meu umbiguinho foi enterrado. Diz a tradição que este costume serve para fortalecer os vínculos da criança com a terra, como uma raiz. Funcionou comigo também .
E a coisa segue. Na segunda série do Carmo, fui eleita Mais Bela Prenda da turma.
No segundo grau, agitei o CTG do colégio.
Em 1986, agitei o Rodeio de Vacaria pela primeira vez.
Em 1996, fui assessora de imprensa do Rodeio.
E por aí vai...

2 comentários:

Paulo Henrique disse...

Mas bah, tchê! que bela prenda! Não sabia existia chimarrão de leite. Deve ser uma delícia :) argh!!!
Um ótimo 2009 pra você e pra toda a família. Mande um abraço aos teus pais.
ph

Alexandra disse...

Obrigada, PH. Abração pra todos aí tbem.
Me conta, tu estás morando em Floripa então?